Ligações da Secção Radar 2275 a outras Unidades


Para efeitos de dependência militar hierárquica/administrativa, a Secção dependia do Comandante Militar do Ambriz, que de 1970 a finais de 1971 era desempenhado por um Capitão de uma das duas Companhias que normalmente estavam estacionadas no Ambriz.
Por sua vez este Comando dependia do Batalhão que estava sediado na Fazenda Tentativa, a cerca de 170 kms a sul do Ambriz e na estrada para Luanda.
Em termos de operacionalidade do sistema anti-aéreo e conforme já se referiu dependia da Bateria de Artilharia Anti-Aérea de Luanda.
No Ambriz, a Secção, na tal dependência hierárquica/administrativa, incluía a alimentação diária e os diversos assuntos na área do pessoal.
No início dependeu da Companhia de Caçadores 2501 (Capitão Torres Branco) – à qual manteve e ainda mantém (reuniões anuais da Companhia) uma maior ligação, ou seja foi a que mais marcou os militares da Sec. Radar.
Sucederam-se a Companhia de Caçadores 2503, uma Companhia de Artilharia 2731, outra Companhia de Caçadores e no final mais uma destas.
A partir de 1972 foi instalado no Ambriz um Centro de Treino de tropas do recrutamento local, ligado ao R.I. 20 de Luanda, sob o comando de um Major.
De salientar ainda que na vivência do dia-a-dia, «integravam» a Secção Radar 3 elementos do S.T.M. (serviço de transmissões Militares, cujo pequeníssimo «quartel» estava junto da secção.
No Ambriz estavam em permanência 2 Companhias, a que se juntava a Secção Radar, 2 Pelotões de Reconhecimento Daimler de Cavalaria e o STM.
Uma das Companhias estava quase sempre fora do Ambriz em actividade operacional (deixava lá o efectivo do sector dos serviços); a outra Companhia tinha um Pelotão destacado nos destacamentos do Capulo (salinas) a sul outro no Loge (fazenda Loge) a norte e ainda outro em Freitas Morna (ponte) a oeste.
 A partir de inícios de 1972 e com a vinda do tal Centro de Treino, que movimentava em permanência entre 500 a 800 militares, este passou praticamente a assegurar a defesa do Ambriz, ficando apenas uma Companhia de Caçadores para ocupar os tais destacamentos.
Foi nessa altura que também saíram do Ambriz, a Secção Radar, os Pelotões de Reconhecimento e o STM.

5 comentários:

  1. Olá, a 18 de maio de 1970 - Desloquei-me para a floresta com um grupo de combate, no sentido de recolha de lenha para a cozinha, passavam poucos minutos das 07:00 h da manhã, já no interior da mata,ouvimos o detonar de armas de fogo. logo iniciei o chamamento para a CCS do Bat. Caç. 2871, com o indicativo de LARANJA 5, eu LARANJA 7. Resumindo.: Tratáva-se de uma emboscada a homens pertencentes ao destacamento do CAPÚLO, Compª Caç. 2501. (vitimou 6 companheiros). Uma ajuda preciosa do Op. de Rádio com o indicativo VIOLA 9, que nunca cheguei a conhecer. Pode ser que ainda esteja no rol dos resistentes.

    ResponderEliminar
  2. Também estive em Ambriz, em 1971, que recordo com muita nostalgia. Pertencia à CART 2731

    ResponderEliminar
  3. Olá santos
    a CART 2731 estava na fortaleza - Capitão Fernandes ou no hospital - Capitão Pimenta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A CART 2731 estava no hospital, sendo comandada pelo capitão Pimenta, já falecido.

      Eliminar
  4. Olá santos
    a CART 2731 estava na fortaleza - Capitão Fernandes ou no hospital - Capitão Pimenta?

    ResponderEliminar